segunda-feira, 17 de novembro de 2008

MÓDULO TÉCNICO RCCTE
Curso Homologado pela ADENE

O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa. No entanto, mais de 50% deste consumo pode ser reduzido através de medidas eficiência energética, o que pode representar uma redução anual de 400 milhões de toneladas de CO2 – quase a totalidade do compromisso da UE no âmbito do Protocolo de Quioto. Para fazer face a esta situação, os Estados-Membros têm vindo a promover um conjunto de medidas com vista a promover a melhoria do desempenho energético e das condições de conforto dos edifícios. É neste contexto que surge a Directiva nº 2002/91/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro, relativa ao desempenho energético dos edifícios. Assim, a formação de peritos qualificados enquadrada no âmbito do Sistema de Certificação Energética de Edifícios, D. L. nº 78/2006 e do D. L. nº 80/2006 ambos de 4 de Abril, tem como principais objectivos, desenvolver competências, baseado numa sólida formação teórica/prática, que permita os futuros "Peritos Qualificados" procederem à Certificação Energética dos Projectos e dos Edifícios abrangidos pelo Regulamento das Características de Comportamento Térmico em Edifícios.
Carga Horária
28 Horas (Em horário pós-laboral das 18:30 ás 22:30 em dias úteis e das 09:00 ás 13:00 ao sábado para acção de avaliação)
Condições de Acesso
A acção destina-se a arquitectos reconhecidos pela Ordem dos Arquitectos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, especialistas em engenharia de climatização, e engenheiros de outras especialidades reconhecidas pela Ordem dos Engenheiros, assim como, engenheiros técnicos da especialidade de engenharia civil, de engenharia mecânica e engenheiros técnicos de outras especialidades, com qualificações reconhecidas pela ANET – Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos. Os técnicos que pretendam exercer a actividade de Perito Qualificado no âmbito do RCCTE, além das habilitações referidas, deverão ter no mínimo 5 anos de experiência reconhecida, receber formação específica acerca do RCCTE (obtido com a frequência deste curso) e assistir ao módulo suplementar de Certificação SCE - RCCTE da ADENE.
Vagas: 15
Custo de participação: 590,00 € (Com isenção do IVA)
Local e Calendário
O curso será realizado na Escola Pinheiro e Rosa em Faro (junto ao Ministério da Economia). Está previsto iniciar-se a 6ª Edição em 22 de Abril de 2009.
Programa Resumido
1. Introdução à regulamentação RCCTE - Modelo Matemático.
2. Cálculo das necessidades de aquecimento (Nlc).
3. Cálculo das necessidades energéticas.
4. Implicações no projecto e na obra.
5. Articulação da regulamentação energética e da qualidade do ar interior com a resultante regulamentação aplicável ao sector da construção.
6. Software de aplicação.
7. Avaliação final incluindo trabalho prático.

Sem comentários: